Reflexão

Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece, como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. [Clarice Lispector]

terça-feira, 15 de março de 2011

Eles não sabem falar

Cientificamente falando, os homens apresentam certa dificuldade com a linguagem, não chega a ser um problema de desenvolvimento, mas se comparados às meninas, os meninos demoram mais para falar e também tendem a falar menos. Isto por si só é um forte indício para nos ajudar a entender nossos companheiros na hora de uma famosa DR!

Para eles não é fácil falar de sentimentos, expor idéias de forma profunda e complexa. Eles são mais diretos, tendem a ser práticos e não gostam de conversas com muitos rodeios, altos, baixos, curvas sinuosas. Para eles uma conversa precisa ser mais como uma equação matemática: 2+2=4! Uma causa, com uma conseqüência e uma solução. Nós DEFINITIVAMENTE não somos assim.

Nós precisamos falar detalhe por detalhe de como nos sentimos a respeito de uma frase dita pela manhã, após o café, que eles nem sequer repararam ter dito, quanto mais que havia causado tanta dor, tanta confusão dentro de nós. E expor como nos sentimos se torna essencial. Quando percebemos que pra eles esses sentimentos não são tão importantes assim, nos magoamos ainda mais e os acusamos de insensíveis e brutos. Eles nos chamam de melosas e dramáticas. A confusão está criada e nenhuma solução à vista.

Então vale a pena uma tática: tentar ser mais prática ao relatar o que sente e não chorar por cada vírgula que pode surgir durante o dia. Não precisamos reparar cada detalhe do que eles falam, simplesmente por entender que para eles a fala não é tão forte quanto pra nós. Eles podem falar uma coisa e cinco minutos depois agem como se não tivessem dito nada. Não é porque eles são cínicos, mas porque simplesmente acham não ter dito nada demais. 

Somos diferentes, pensamos diferente, agimos diferente e até sentimos diferente. Isso não torna impossível a relação, mas desafiadora! Desafio de todos os dias separar as diferenças e olhar as semelhanças. É possível curtir essas diferenças reveladoras.

Dica de livro: “Homens são Ostras, Mulheres Pés de Cabra”

Nenhum comentário:

Postar um comentário