Reflexão

Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece, como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. [Clarice Lispector]

quinta-feira, 17 de março de 2011

Mestres da Distração

Eu juro que gostaria de entender como os homens conseguem simplesmente se distrair com tantas bobagens! Vem a mulher, toda perfumada, maquiada, com aquela roupa que ele adora e o que acontece??? Eu fica VIDRADO: na televisão, no computador, no futebol! 

Cada um tem algo que prende mais sua atenção, mas pode ter certeza, de que tem! E aquele velho papo: “você é minha prioridade!”, morre ali, nos primeiros minutos da distração mais próxima.

E como nós ficamos? FRUSTRADAS!!! Toda a preparação de perfume, batom, escolha da roupa fica intocada, deixada por uma distração! Eles são mestres nisso: se distrair e não notar o que está na cara!

Queremos apenas ficar juntinho, dando beijinhos, abraços...ao invés disso o que acontece??? Somos obrigadas a arrumar outro passatempo: ler, assistir TV, cantarolar...qualquer coisa que nos faça parecer ocupadas demais para prestar atenção neles. Quando na verdade tudo que pensamos é que queríamos que eles quisessem nossa atenção.

Muitas e muitas vezes isso se repete e nós ficamos com a sensação de querer mais. Numa DR eles dizem: “mas eu passei a noite toda com você”. Com a gente??? NÃO! Perto da gente, apenas ao lado da gente, não COM a gente.

Como ficamos então? Acha que eu tenho resposta pra tudo? Isso aqui é justamente pra alguém me dar uma luz...querem comentar???

terça-feira, 15 de março de 2011

Eles não sabem falar

Cientificamente falando, os homens apresentam certa dificuldade com a linguagem, não chega a ser um problema de desenvolvimento, mas se comparados às meninas, os meninos demoram mais para falar e também tendem a falar menos. Isto por si só é um forte indício para nos ajudar a entender nossos companheiros na hora de uma famosa DR!

Para eles não é fácil falar de sentimentos, expor idéias de forma profunda e complexa. Eles são mais diretos, tendem a ser práticos e não gostam de conversas com muitos rodeios, altos, baixos, curvas sinuosas. Para eles uma conversa precisa ser mais como uma equação matemática: 2+2=4! Uma causa, com uma conseqüência e uma solução. Nós DEFINITIVAMENTE não somos assim.

Nós precisamos falar detalhe por detalhe de como nos sentimos a respeito de uma frase dita pela manhã, após o café, que eles nem sequer repararam ter dito, quanto mais que havia causado tanta dor, tanta confusão dentro de nós. E expor como nos sentimos se torna essencial. Quando percebemos que pra eles esses sentimentos não são tão importantes assim, nos magoamos ainda mais e os acusamos de insensíveis e brutos. Eles nos chamam de melosas e dramáticas. A confusão está criada e nenhuma solução à vista.

Então vale a pena uma tática: tentar ser mais prática ao relatar o que sente e não chorar por cada vírgula que pode surgir durante o dia. Não precisamos reparar cada detalhe do que eles falam, simplesmente por entender que para eles a fala não é tão forte quanto pra nós. Eles podem falar uma coisa e cinco minutos depois agem como se não tivessem dito nada. Não é porque eles são cínicos, mas porque simplesmente acham não ter dito nada demais. 

Somos diferentes, pensamos diferente, agimos diferente e até sentimos diferente. Isso não torna impossível a relação, mas desafiadora! Desafio de todos os dias separar as diferenças e olhar as semelhanças. É possível curtir essas diferenças reveladoras.

Dica de livro: “Homens são Ostras, Mulheres Pés de Cabra”

domingo, 13 de março de 2011

O Homem e A Mulher (Victor Hugo)


O Homem e a Mulher
Victor Hugo
 
O homem é a mais elevada das criaturas.
A mulher é o mais sublime dos ideais.
 
Deus fez para o homem um trono.
Para a mulher, um altar.
O trono exalta.
  O altar santifica.
 
O homem é o cérebro; a mulher é o coração.
O cérebro fabrica a luz; o coração produz Amor.
A luz fecunda.
O Amor ressuscita.
 
O homem é forte pela razão.
A mulher é invencível pelas lágrimas.
A razão convence.
As lágrimas comovem.
 
O homem é capaz de todos os heroísmos.
A mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece.
O martírio sublima.
 
O homem tem a supremacia.
A mulher, a preferência.
A supremacia significa a força.
A preferência representa o direito.
 
O homem é um gênio; a mulher, um anjo.
O gênio é imensurável; o anjo, indefinível.
Contempla-se o infinito.
Admira-se o inefável.
 
A aspiração do homem é a suprema glória.
A aspiração da mulher é a virtude extrema.
A glória faz tudo grande.
A virtude faz tudo divino.
 
O homem é um código.
A mulher, um evangelho.
O código corrige.
O evangelho aperfeiçoa.
 
O homem pensa.
A mulher sonha.
Pensar é ter no crânio uma larva.
Sonhar é ter na fronte uma auréola.
 
O homem é um oceano.
  A mulher um lago.
O oceano tem a pérola que adorna.
O lago, a poesia que deslumbra.
 
O homem é a águia que voa.
A mulher é o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço.
Cantar é conquistar a alma.
 
O homem é um templo.
A mulher é o sacrário.
Ante o templo nos descobrimos.
Ante o sacrário nos ajoelhamos.
 
Enfim, o homem está colocado onde termina a terra.
  E a mulher onde começa o céu.